top of page

Nova terra, Associação Cultural Arte e Ambiente


"A LusArte esteve presente na apresentação da peça 'Músico Teatral', realizada pela Associação Nova Terra. A atriz mirim Bárbara Brigite brilhou ao interpretar o personagem Vivian."

Cântico à Lua: Luz e Lume Lua do mundo mudo. Nua, funda, Luz e lume na tua alma!




Parte 1 Vivian: Eu Sou a Vivian, o meu nome significa Vida! Tudo é cíclico! Vivian: Esta é a minha voz fragmentada em timbres diferentes, mas eu sou Uma Só, uma vida que gira entre a face da Lua Nova … Kyara: Meu Inverno que sussurras, meu fogo de dentro que incendeias o meu saber e o meu sentir, namoro o teu silêncio para com ele florir! Vivian: A face da lua crescente ... Cristal: Eu teço a fio de estrelas a minha própria aurora, Luz: Eu vou além de tudo o que já fui sabendo hoje o que serei! Vivian: A face da Lua Cheia ... Milagre: Oh candura que nunca termina, tenho-te nas minhas mãos água pura, não cabe em mim tanto Amor para que eu saiba dá-lo seja onde for e com quem for! Vivian: A face da Lua Minguante ... Jade: Repleta que estou de mim mesma, de mar, sal, flor e sol, dissolvo-me no elemento e no crepúsculo e saboreio a magia de ser simples na mais ínfima partícula. Indira: Simples e inocente, chamo a noite na folha que cai, noite, princesa dos frutos maduros, eu vejo-te, eu oiço-te, eu sinto-te, vem! Vivian: A face da vida no tempo linear que passa em ti que amadureces, e no tempo além tempo que vibra em ti que amanheces e entardeces sem parar! Vem! Nasce, renasce, renasce uma e outra vez neste círculo completo!









Parte 2

Vivian: Viver é cíclico!

Luz: Amanhecemos,

Cristal: E seguimos em direção ao pico do sol!

Vivian: Num movimento preciso e infalível!

Kyara: Irremediável!

Jade: Sustentado na medida justa,

Indira: do casulo que se transforma em borboleta!

Milagre: Um Milagre!

Todas: É o teu nome!

Milagre: O meu nome – como recebi este nome é um mistério que me enternece! Um mistério como o da Lua Cheia, um verão para a vida inteira! Movem—se as águas e há luz em todo o lado! Para tudo e para todos!

Kyara: O que está fora está dentro! Tudo é cíclico e tudo é espelho! No meu Inverno sou a paisagem interna que se abre em pérolas de sabedoria imperecível!

Vivian: "*Vida, vida, é fascinante pensar que os elementos químicos que compõem o corpo humano como carbono, nitrogénio e oxigénio, são fragmentos de estrelas que existiram há bilhões de anos, ainda antes da formação do sistema solar! Assim como outros seres do planeta, o nosso corpo foi seguindo o compasso do sol e da lua desenvolvendo um relógio interno a que chamamos de ciclo circadiano!"





Parte 3 Milagre: Oh Vivian ainda não tínhamos chegado a essa parte! Vivian: Ai desculpem, deu-me tanto trabalho decorar esta parte que estou sempre ansiosa que chegue! É a minha parte preferida! Indira: É fascinante isso! Perceber como nos dá tanto prazer fazer algo que nos dá tanto trabalho! Jade: Paixão Indira, chama-se Paixão! Milagre: Esta peça de teatro vai ficar mesmo bonita! Luz: Será que vão perceber a história? Vivian: E será que nós percebemos? Cristal: O quê? Milagre: O Milagre! Kyara: O Mistério! Luz e Cristal: A aurora! Jade e Indira: O crepúsculo! Vivian: A poesia! Cristal: Algo muito poético é também a fome que estou a sentir agora! Luz: Mas ainda temos que continuar o ensaio! Milagre: Olha, cada uma vai estudar agora a sua parte, boa? E a Cristal pode ir comer uma bolacha! Kyara: Uma maçã se faz o favor! Cristal: Ai um pão com compota de morango! Luz: Não, compota de tomate que a minha mãe fez! Cristal: Ahhhh!! Não acredito, já estou a salivar!!! ndira: Eu cá tenho fome de saber o que me vai na alma que me deixa assim nesta inquietação! Jade: Inquietação é um belíssimo título de uma canção! Indira: É? Luz: Eu prefiro Quietude! Indira: Hoje, se calhar amanhã precisas de outro título! Kyara: Ora aí está! Vivian: Eis as estações do ano a serem vistas à lupa dentro dos nossos próprios corpos! Tudo muda! Tudo … Jade: Vira o disco e toca o mesmo? Vivian: Nah, nada disso! "Para quem tem paixão pela vida tudo é sempre novidade!" Milagre: E já estamos novamente na peça de teatro! Indira: E logo a seguir a esta deixa da Vivian vem: Todas: Tudo é Cíclico e Renasce! Kyara: Meninas, tenho que trabalhar no meu monólogo do fogo, é comprido, é difícil, é sensível, é invernal e requer o seu quê de hibernação! Até já! Milagre: Nós vamos apresentar esta peça dentro de 4 dias, não sei se estão a perceber! Cristal: Eu percebo tudo, tudinho! Então com este pão de compota de tomate tudo parece mais fácil! Luz: Milagre, minha adorada Milagre, a doçura faz milagres! Cristal: Ai, a doçura parece que faz girar a roda da vida com mais força! Milagre: Rio de água doce que me abres este sorriso, vou contigo dançar enquanto me foco no meu monólogo da água … ai como é que era mesmo aquela parte? Ai, tenho que estudar!

Parte 4





Kyara: Eu falo para ti menina mulher, neste monólogo do Fogo que te ensina a escutar o teu corpo e a cuidar dele com consciência! Não há modo certo ou errado de seres mulher, cada uma é única! Rodopias em ciclos, entre as faces da lua e da mulher, sendo uma e outra a cada novo momento! Ciclos dentro de ciclos, mundos dentro de mundos que chamam o teu poder criativo. Eu sou esta Lua Nova que pressente o lume do fogo solar, o fogo que não se vê! Por isso levo-te a caminhar pelo teu próprio pé! Sou … Ai, como era agora? Sou … Sou … Milagre: (ensaiando o seu monólogo da água com as donzelas) sou uma mãe sobrenatural e natural que convida o humano a ser sol a pique no verão, menina-mulher que brinca com os búzios e as estrelas do mar! Está calor, e a água deste Atlântico é um deleite refrescante! Brinca, brinca ondina, inspira poetas e bailarinas, estás a escrever o livro da vida! Sim, estás apaixonada por ti mesma, não sabias? Olha o zumbido da abelha bzzzzzzzz aqui tão perto, és a flor e o néctar e o vento que leva o pólen, menina-mulher estás a fazer nascer a vida, sê a Vida! Luz e Cristal: Uau Milagre! Está tão bonito!!!

Milagre: A sério? Luz: Como não? Cristal: A Milagre às vezes esquece-se que é um Milagre! Luz: Milagre o meu coração até ficou a bater mais depressa! Fiquei assim com vontade de … de … Vivian: Abraçar!!! Não é isso mesmo um Milagre! Um perfeito e vibrante abraço da vida? Milagre: Ai, isto quase que me dá vontade de chorar!




Parte 5

Jade: Mas então Indira, estás a chorar porquê?

Indira: Eu sei lá! Estou chateada, irritada, estou confusa, apetece-me até … partir qualquer coisa!

Jade: E dar um grito!

Indira: sim, dar um grito bem dado!

Jade: Vulcões e tufões, vinde em nosso amparo! A Indira precisa do vosso grito! 1, 2, 3 ...

Indira e Jade gritam.

As outras meninas ouvem e vêm ver o que se passa

Milagre: Então? Que foi isto?

Jade: Isto foi um relâmpago que rasgou o céu da noite! Tudo ficou branco e o céu suspirou de alívio!

Todas suspiram de alívio

Jade: Já passou Indira?

Indira: Não sei.

Jade: Vamos! Todas juntas agora!

Kyara: Vamos todas dar um grito?

Jade: Sim!!!

Luz: Mas assim um grito de alegria?

Cristal: De excitação?

Milagre: De euforia?

Jade: Ai sei lá! Um grito! 1, 2, 3!



18 visualizações0 comentário
bottom of page