top of page

Professora de Arte, Roberta de Camargo

Atualizado: 24 de jan.

Professora, artista plástica, ilustradora, recreadora e escritora. Formada pela Universidade Federal de Brasília - UnB , em Artes Visuais, Roberta Camargo


o é especialista em arteterapia. Desenvolveu seu trabalho voltado para o público infantil e pessoas com deficiência há mais de 30 anos em Brasília com exposições em

escolas, hospitais, clínicas, etc. O traço característico e único da artista está espalhado por todo quadradinho.


Roberta diz - Um 2023 cheio de cores e alegrias!

Uma saúde vibrante,

Energia para todas as coisas boas que estão por vir,

E coragem para o percalço

Que certamente há de existir!

Lembre -se:

Persistir sempre,

Desistir jamais!


A Expressão Artística da Criança

A expressão artística é uma das formas que a criança encontra para exteriorizar e comunicar o modo como observa o mundo que a rodeia. Por outras palavras, a criança sente necessidade de partilhar com os outros o que sente.

Através do que produz, a criança comunica sensações, sentimentos, emoções, desejos, ideias e experiências.

Efetivamente, através da sua arte, a criança desenvolve competências de perceção, expressão e comunicação, promovendo a construção de novas ideias e assumindo posições pessoais sobre o mundo. Desta forma, a arte proporciona à criança momentos de reflexão, ajudando-a a perceber-se e reconhecer-se como um ser que, sendo parte integrante de diferentes contextos, tem um papel ativo no que neles acontece.

“A Infância é o tempo de maior criatividade na vida de um ser humano”

Como dizia Jean Piaget “A Infância é o tempo de maior criatividade na vida de um ser humano”. Com toda a certeza podemos afirmar que é, de facto, muito importante estimular a criatividade da criança desde muito cedo. A produção artística é, sem dúvida, essencial para a educação integral da criança, originando um crescimento e enriquecimento pessoal.


Quais são as características da arte?

Em outras palavras, arte é algo que existe para existir. Uma das características mais importantes da arte é a sua capacidade de durar no tempo , permitindo às gerações posteriores (ou mesmo às culturas posteriores) saber algo sobre a história , crenças, linguagem e / ou sensibilidades da sociedade e da época em que foi criada. .

A gratidão

Por pequenas e grandes dádivas.

Pela saúde,

Pelo alimento,

Pela paz,

Pelo cuidado de Deus em nossas vidas....

Por tudo!


POR QUE AS ARTES SÃO IMPORTANTES PARA NOSSA VIDA?


Em síntese, as artes impactam as nossas vidas de várias formas diferentes. Seja como entretenimento, trabalho ou estudo, qualquer pessoa ao travar contacto com algum movimento artístico, acaba por desfrutar de alguns benefícios físicos e cognitivos, que as vezes nem sempre percebemos.



Quando ela faz modelagens de massinha e escolhe brinquedos de certas cores e formatos, ela está recebendo, absorvendo e interpretando informações de maneira completa, aguçando seus cinco sentidos.



Através do que produz, a criança comunica sensações, sentimentos, emoções, desejos, ideias e experiências.
















Se você pode ficar junto a natureza

Você pode obter o melhor que há nessa vida…

Porque é ali que você vai encontrar


A sua paz

A sua tranquilidade

A sua força

O seu equilíbrio…

Quando tudo estiver ruim

Tire o seu tempo

De dar a você a essência que existe em você

Mas que só consegue encontrar

Ao se libertar do vazio do mundo…

E se conectar com o todo de Deus!



Oficina de Artes | Formulário de Inscrição

A Oficina de Artes Criando com Roberta Camargo é destinada a todas as pessoas, sejam crianças, jovens, adultos ou pessoas com deficiência. As oficinas são atividades lúdicas que despertam a curiosidade necessária para o desenvolvimento de habilidades essenciais para a formação da individualidade e auto confiança, incentivando o desenvolvimento da criatividade, sociabilidade e a exploração da variedade de materiais disponíveis para arte ou apenas um momento de lazer e descontração.


10 de janeiro a 10 de fevereiro no Espaço Cultural Renato Russo Todas as terças, quartas e sextas-feiras de 09 às 10:00h/ 11:00 as 12:00h.

*O responsável deverá estar acompanhando. Uma experiência de amor, convívio e aprendizado! Não perca essa oportunidade, inscreva-se agora! https://forms.gle/jzUc95oKTiRcHe1

Rosangela herbert entrevista a Roberta de Camargo.

.


Rosângela Herbert ?

Qual foi o seu primeiro projeto?

Roberta de Camargo Meu primeiro projeto foi meu livro infantil, onde pude ilustrar e ao mesmo tempo explorar a minha imaginação. Rosangela herbert

Qual seu objetivo para esse trabalho? Roberta De Camargo

É levar a arte como fonte de energia positiva, criativa e imaginativa. Algo que e tão presente em nós quando somos crianças e perdemos ao longo da vida, mas que se quisermos, através das artes podemos resgatar. Rosangela Herbert

Você trabalha com crianças especiais certo ? Roberta De Camargo

Sim Rosangela, Trabalho com crianças, jovens e pessoas em fase de envelhecimento com deficiência. Tenho um irmão especial e isso foi a minha maior motivação. Compreender o mundo dele com suas limitações, mas com um mundo para explorar nas suas capacidades.

Rosangela Herbert

Fale um pouco dos seus alunos ?

Roberta De Camargo

Meus alunos quando chegam até a mim, imagino uma filha branca onde posso tirar o melhor deles, das suas emoções e particularidades. Não ouso formar artistas, mas sim fazer com que eles deem o melhor de si e se sintam realizados em criar, se sentir parte do todo.

Rosangela Herbert

Foi importante na sua arte infância a educação artística?

Roberta De Camargo

Foi muito importante o incentivo dos meus pais e o olhar dos meus professores. Isso, de fato impulsionou a minha curiosidade em saber mais sobre as artes.

Rosângela Herbert

A cor e os desenhos na sua pintura transmite paz uma emoção como você alcança esse ponto?

Roberta De Camargo

Minha paleta de cores se sobressai por serem cores vivas, e gosto muito de fazer as misturas e combinações. Cada desenho me inspiro em cores que demonstrem meu estado de espírito...na verdade, acho que vivo em constante êxtase de alegria .

Rosangela Herbert

O que o inspirou a fazer este projeto artístico?

Roberta De Camargo


Minha inspiração veio através das minhas lembranças de infância. A paixão pelas artes já se manifestava desde criança.

Minhas inspirações, vieram também, a partir de álbuns de figurinhas, como Sarah Kay, Ruth Morehead e tantos outros....um pintor que me aproxima, pela sua delicadeza e Claude Monet.



Rosangela Herbert

O que sua arte representa para você?

Roberta De Camargo

A arte para mim é o atalho que me aproxima da minha infância. É o melhor de mim. Ela retrata a minha alma e os meus sentimentos.

Rosangela herbert

Muito Obrigado, Roberta de Camargo .

















A criança deve ser sucessivamente estimulada a criar a sua própria arte como uma atividade criativa e prazerosa, impulsionadora de reflexão e diálogo. A arte ajuda-a a desenvolver o seu potencial em toda a sua dimensão artística e pessoal.


A arte é uma importante ferramenta para que a criança faça uma leitura da realidade e de si mesma. Por esse motivo, o contato com as mais diversas manifestações artísticas desenvolve características como senso crítico, sensibilidade e criatividade.




Fases de desenvolvimento da linguagem: o que precisa de saber?

Embora cada criança tenha o seu próprio ritmo no desenvolvimento da linguagem, existem alguns marcos que podem servir como guias para os pais e professores.

Porém, é importante frisar que nem todas as crianças são iguais e que os seguintes marcos são apenas indicativos.






Quem pensa que arte é coisa de adulto, está muito enganado! Toda criança é artista e arteira na sua essência. Assim, toda e qualquer manifestação de arte na infância é


mais do que bem-vinda, afinal, ela pode ajudar no desenvolvimento dos pequenos.

A música, a dança, a pintura, o desenho e até mesmo a modelagem com massinha possuem um papel fundamental na formação da criança. Cabe aos pais, então, fazer a adequação do tipo de atividade à faixa etária de cada um.
















Expressar as emoções

As emoções são uma parte indissociável dos humanos, entretanto, na infância tudo é novo e está aí para ser descoberto e é assim também com as emoções das crianças. E à medida que compreendem como o mundo funciona, elas encontram dentro de si, maneiras para se expressar sobre o que vivenciam, interpretando, assim, a realidade que as cerca.

Por meio da arte, as crianças expressam seus sentimentos primeiro rabiscando, depois desenhando, pintando, cantarolando, dançando e inventando personagens.

Desenvolver a criatividade

















4 a 6 anos

Nestas idades, as crianças já devem ser capazes de dizer frases maiores, contar histórias e manter conversas, sem a ajuda de um adulto.

É natural que ainda cometam alguns erros, principalmente em palavras complicadas, mas, por norma, são totalmente compreendidas.

Nesta fase, entendem conceitos espaciais, como “atrás” ou “ao lado”, e sequências temporais. Conseguem, ainda, conjugar alguns verbos.





































.







248 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

TEATRO

bottom of page