Portugal .

Atualizado: 22 de abr. de 2021

Liga dos Combatentes


100 Anos de Historia







Museu na Sede Social.

A Liga dos Combatentes foi criada em 1923, com a denominação de "Liga dos Combatentes da Grande Guerra". Ao ser criada, tinha como objetivo reunir numa associação os militares e ex-militares portugueses que tinham combatido na 1.ª Guerra Mundial.

A 5 de setembro de 1932, foi feita Comendadora da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito e a 29 de julho de 1937 foi feita Comendadora da Ordem de Benemerência.[2]

Posteriormente, passou a ser aberta todos os ex-combatentes portugueses, alterando a sua designação para "Liga dos Combatentes".

A 20 de novembro de 1968, foi feita Membro-Honorário da Ordem do Infante D. Henrique.[2]

A 5 de outubro de 2016, foi feita Membro-Honorário da Ordem do Mérito.[2]









Foi realizada uma reunião de reconhecimento aos 100 anos da Liga dos Combatentes por parte da Associação nacional dos Veteranos da Força Expedicionária do Brasil Secção Rio de Janeiro, onde estiveram presentes o Embaixador da AECB- Rio de Janeiro o Sr. Denys Kelvin Herbert De souza, Consul da AECB - Rio de Janeiro Sr Paulo Falcão Tavares. Em conversa com o Sr General Chito, General Aguda, Coronel Hilário, desejamos muitos parabéns pelos importantíssmos trabalhos desenvolvidos em apoio aos veteranos, familiares e a memória dos Combatentes. Trabalho este realizado com honra, ética e muita dedicação para manter viva a História dos Combatentes. Na sequencia da conversa houveram as devidas condecorações aos Generais e ao Coronel com as medalhas Jubileu de Ouro fa ANV.

FEB- Rio de janeiro.
















Membros da Liga

Os principais membros da Liga são os sócios combatentes que incluem os membros das forças armadas e de segurança que participaram em missões de guerra ou de manutenção de paz. Existem também outras categorias de sócios que incluem outros militares, civis que tenham participado em missões de guerra, familiares de antigos combatentes, civis, etc.




ORGANIZAÇÃO >> Objectivos

1. Constituem objectivos da LIGA DOS COMBATENTES:a. Promover a exaltação do amor à Pátria e a divulgação, especial entre os jovens, do significado dos símbolos nacionais, bem como a defesa intransigente dos valores morais e históricos de Portugal;b. Promover o prestígio de Portugal, designadamente através de acções de intercâmbio com associações congéneres estrangeiras; c. Promover a protecção e auxílio mútuo e a defesa dos legítimos interesses espirituais, morais e materiais dos sócios; d. Cooperar com os órgãos de soberania e da Administração Pública com vista à realização dos seus objectivos, nomeadamente no que respeita à adopção de medidas de assistência a situações de carência económica dos associados e de recompensa daqueles a quem a Pátria deva distinguir por actos ou feitos relevantes praticados ao seu serviço; e. Criar, manter e desenvolver departamentos ou estabelecimentos de ensino, cultura, trabalho e solidariedade social em benefício geral do País e directo dos seus associados.2. À LIGA DOS COMBATENTES está vedado o exercício ou participação em actividades de carácter político, partidário, sindical ou ideológico.


83 visualizações0 comentário