Cidade De Braga


Braga é uma cidade portuguesa com uma área total de 54 km² e uma população de 126 710 habitantes (2011), capital do Distrito de Braga situado no Norte de Portugal.[1] A cidade de Braga é também sede do município de Braga que tem 37 freguesias e uniões de freguesias, com 183,4 km² de área e uma população de 189 331 habitantes (2011),[1] sendo o centro do Minho, região com mais de um milhão de habitantes.


Braga possui uma história bimilenar que se iniciou na Roma Antiga, quando foi fundada em 16 a.C. como Bracara Augusta em homenagem ao imperador romano Augusto (r. 27 a.C.–14 d.C.).

Braga possui um vasto património cultural, cujo ex-líbris é o Santuário do Santuário do Bom Jesus do Monte, Património Mundial da UNESCO. Em 2012 foi distinguida como Capital Europeia da Juventude e em 2018 foi Cidade Europeia do Desporto. Desde 2017 pertence à rede de Cidades Criativas da UNESCO, na categoria Media Arts, e em 2021 foi eleita Melhor Destino Europeu do Ano, depois de ter ficado em 2º lugar em 2019.





Sé de Braga

Sé de Braga localiza-se na freguesia da , cidade e concelho de Braga, distrito de mesmo nome, em Portugal.

Constitui-se na sede do bispado fundado, segundo a tradição, por São Tiago Maior que aqui terá deixado como primeiro bispo o seu discípulo, São Pedro de Rates. Devido a essa origem apostólica é considerada como Sacrossanta Basílica Primacial da Península Ibérica, e o seu Arcebispo, Primaz das Espanhas. Possui liturgia própria, a liturgia bracarense.

Considerada como um centro de irradiação episcopal e um dos mais importantes templos do românico no país, aqui encontram-se os túmulos de Henrique de Borgonha, conde de Portucale e sua esposa, Teresa de Leão, pais de D. Afonso Henriques.

14 visualizações0 comentário