top of page

conheça o Artesanato de PERNAMBUCO.



Artesanato de Pernambuco;


Fenearte

Considerada a maior feira de artesanato da América Latina, a Fenearte tem, a cada ano, conquistado ainda mais o coração dos pernambucanos e turistas com tamanha diversidade artesanal. Em sua última edição, a Feira contou com um público de mais de 300 mil visitantes durante os 11 dias de evento. Além disso, a Fenearte injetou na economia do Estado mais de R$ 43 milhões.

A riqueza cultural pernambucana está presente nos mais diversos tipos de manifestações artísticas. O artesanato, assim como as artes cênicas, a dança, a música e a literatura, representa a relação do Homem com sua história e tradição. Através das mãos dos nossos artesãos, simples matérias primas e grandes ideias se transformam em verdadeiras obras de arte, registrando o modo de ser e viver do nosso povo. Com criatividade de sobra e uma grande diversidade de referências, a produção artesanal de Pernambuco se revela através das mais variadas expressões. Seja no barro, na madeira, nas fibras e palhas ou no couro, o fazer artesanal é um dos grandes patrimônios do povo pernambucano. Além de forte característica cultural e grande ligação com setor turístico, o artesanato se tornou, ao longo dos anos, um importante segmento da atividade econômica do Estado. Com a preocupação de transformar a arte em fonte de renda para os artesãos, o Governo do Estado de Pernambuco investe em ações de comercialização do artesanato, através do Programa do Artesanato de Pernambuco (Pape). Atrelado ao PAPE está o Programa do Artesanato Brasileiro de Pernambuco (PAB-PE). Pape

Fene arte Considerada a maior feira de artesanato da América Latina, a Fenearte tem, a cada ano, conquistado ainda mais o coração dos pernambucanos e turistas com tamanha diversidade artesanal. Em sua última edição, a Feira contou com um público de mais de 300 mil visitantes durante os 11 dias de evento. Além disso, a Fenearte injetou na economia do Estado mais de R$ 43 milhões.


A cidade que no Carnaval é reconhecida pelos alegres Papangus também é a terra do Centro de Artesanato de Pernambuco – Unidade Bezerros, que fica às margens da BR-232, no KM 107. Erguido em 2003, o Centro é composto por loja, museu, auditório para 200 pessoas, amplo estacionamento e um jardim de plantas características do Agreste e do Sertão de Pernambuco, totalizando 1,6 mil metros quadrados de área construída.

No espaço, localizado a apenas 108 km de distância da capital pernambucana, você encontra mais de cinco mil peças artesanais à venda. Todas elas foram produzidas por artesãos pernambucanos. O Centro é gerenciado pela Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adepe), por meio da Diretoria Geral de Promoção da Economia Criativa.

Assinado pelo arquiteto Diogo Viana, nosso ambiente nesta edição da CasaCor Pernambuco é a prova de que o Artesanato de Pernambuco enche qualquer espaço com muita sofisticação e beleza. Se o trabalho dos nossos mestres e artesãos já é valioso por si só, contar com esse profissional para idealizar e colocar o projeto em prática tornou tudo ainda mais encantador.

Ah, e pra deixar a visita mais especial, a CasaCor 2022 acontece no histórico Conjunto Chantecler, no Bairro do Recife. Uma construção que faz parte da memória afetiva de tantos recifenses.

23 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page