top of page

Coleção Pernambuco na Independência 1822 - 2022.

Um Brasil Pernambucano.

coleção Pernambuco na Independência – 1822 - 2022, via Cepe Editora.


No mês do Bicentenário da Independência do Brasil, a Cepe Editora lançou a Coleção Pernambuco na Independência (1822-2022). O conjunto, com dez livros, mostra que a emancipação do país vai além das ações de personagens do centro do poder imperial, foram no dia 29, às 19h, no Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP), bairro da Boa Vista.



“A coleção é um esforço de conjugar leituras contemporâneas sobre o processo da Independência, com textos clássicos e documentos de época”, afirma o historiador e coordenador científico da coleção, George Félix Cabral de Souza. De acordo com ele, as obras fogem da historiografia centrada no Sudeste e em Dom Pedro, que desconsidera os olhares de outras regiões e estados fora do eixo Rio-São Paulo.



O Dr. George Felix Cabral de Souza é professor associado da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, Brasil). Pesquisador do CNPq e coordenador do programa de pós-graduação em História. Recebeu o Prêmio Extraordinário de Doutorado pela Universidad de Salamanca em 2007. É presidente do Instituto Histórico de Olinda (IHO) e membro do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC). Presidiu o Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP) em duas ocasiões e é membro da Academia Pernambucana de Letras (Cadeira 11) e sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), além de Académico Honorario de la Academia Portuguesa da História. Especialista em História Colonial, suas pesquisas estão centradas nos temas de poderes locais, culturas políticas e elites, e comércio na América Colonial. O Dr. Marcelo Casseb é professor adjunto da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, Brasil). Doutor em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília (UnB)/Università degli Studi di Firenze (2014), é o líder do grupo de pesquisa “Teoria e História Constitucional Brasileira” (UPE/Lattes). É advogado e procurador do estado de Pernambuco desde 2005.

O evento acontecerá em formato híbrido, presencialmente na sede do centro (Palácio de Maldonado, Plaza de San Benito, 1, Salamanca), e poderá ser acompanhado através das redes sociais do CEB: Facebook e YouTube. A entrada é livre até completar a lotação.



19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

TEATRO

bottom of page