top of page

A cantora venezuelana Yosune faz sua estreia com o vídeo clip "Ser" e comunica que o EP "Madre Terra" será lançado ainda este ano.

Atualizado: 29 de abr.



   fotografias de Inês Marques

Nascida na Venezuela e a viver em Portugal desde 2017, a cantora Yosune dá este domingo forma de videoclipe à canção "Ser", primeiro tema de um EP a lançar este ano, "Madre Terra". O videoclipe é das Produções Dona Suna e, na gravação da canção, estiveram com Yosune (voz, quatro) os músicos Geraldo Gomes (violoncelo) e Pancho Tarabbia (percussões). Segundo o texto que acompanha o lançamento do videoclipe, "Ser" pretende ser uma "conversa entre a alma e o corpo, um hino de auto-aceitação em todas as suas vertentes". As personagens que aparecem no vídeo, corporizadas pela cantora, representam – diz o texto – "a inspiração no feminino através da Sacerdotisa e da Rainha de Bastos do Tarot, junto doutros alter egos de Yosune", mostrando "a diversidade do nosso ser, convidando assim, a abraçar as nossas vertentes e tendências dentro de nós. Um retrato da batalha por se mostrar verdadeiramente em cada momento junto da revolta que sentimos perante as injustiças que nos afligem e que nos invadem pelo mundo afora… a luta continua, por podermos ser e viver, cada dia, na liberdade do ser."

  fotografias de Inês Marques



As canções do agora anunciado EP "Madre Tierra", anuncia-se ainda, são “histórias de carácter social e de protesto, inspiradas na música hispano-americana, na canção de autor e na música urbana”. Com produção de Quico Serrano, o disco é também “uma celebração da vida e da nossa breve passagem por este planeta, um elogio ao solo que nos sustenta a todos, um apelo à nossa natureza feminina divina e, uma homenagem à mãe que tudo dá e nada pede em troca.”

   fotografias de Inês Marques

Yosune começou aos 7 anos a tocar cuatro, um cordofone venezuelano, cantando canções populares do seu país. Em 2011, rumou ao Brasil, por ter ganho uma bolsa de estudos em São Paulo. Ali estudou música brasileira (na EMESP) e, ainda no Brasil, lançaria em 2016 o seu primeiro álbum, "Yoyo Borobia", produzido por Dj Deeplick “com a participação de grandes músicos brasileiros e cubanos” e misturando “sonoridades latino-americanas, brasileiras e orientais”. Esse seu trabalho foi o cartão-de-visita para concertos em 35 cidades de 10 países, de 2015 a 2017, numa digressão que passou pelo Uruguai, Argentina, Brasil, Chile na América Latina e Espanha, Inglaterra, França, Portugal, Bélgica, Alemanha e Luxemburgo, participando em grandes festivais como o Glastonbury (Grã-Bretanha, 2016) e a SIM São Paulo (2015). Em Portugal, onde passou a residir, Yosune vai apresentar-se ao vivo no Centro Cultural Vila das Aves, no dia 11 de Maio; e no Festival Literário Cidade Poema, em Lamego (21 de Junho)."


  

p.ocilbup@ocehcap.onun; Descarregue a aplicação do PÚBLICO; subscreva as nossas notificações; Subscreva a nossa newsletter; TÓPICOS: VENEZUELA, BRASIL, LISBOA, MÚSICA, CULTURA-ÍPSILON, MULTIMÉDIA, VÍDEOS.


Partilhar notícia; COMENTAR; Sugerir correção; × COMENTÁRIOS; Deixe um comentário... MAIS VÍDEOS; MAIS ARTIGOS; i-vídeo; João Gil anuncia com "O dia mais bonito" o seu novo álbum, a editar no dia 10 de Maio; Nuno Pacheco; Guardar comentários; i-vídeo; "Muitos, muitos mil" saíram à rua nos 50 anos do 25 de Abril; Cristiana Faria

Moreira e Mariana Godet; Guardar comentários; i-vídeo; 25 de Abril. Da esquerda à direita, nove discursos em nove minutos; Guardar comentários; ÚLTIMAS; MAIS POPULARES; Últimas notícias; EM DESTAQUE; MAIS ARTIGOS; A carregar... PÚBLICO; Abrir portas onde se erguem muros; Siga-nos; Boletins; Alertas; Facebook; Instagram; Linkedin; Youtube; RSS; Sobre; Provedor do Leitor; Ficha técnica; Autores; Contatos; Estatuto editorial; Livro de estilo; Publicidade; Ajuda; Serviços; Aplicações; Loja; Meteorologia; Imobiliário; Assinaturas; Edição impressa; Jogos; Newsletters exclusivas; Estante; P Opinião; Assinar; Informação legal;

 fotografias de Inês Marques

Principais fluxos financeiros; Estrutura acionista; Regulamento de Comunicação de Infracções; Política para a prevenção da corrupção e infracções conexas; Plano de Prevenção de Riscos de Corrupção; Gerir cookies; Ajuda; Termos e condições; Política de privacidade; EMAIL MARKETING POR E-Goi logo @ 2024; PÚBLICO; Comunicação Social.

fotografias de Inês Marques






80 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page