top of page

Aniversário no dia 14 de julho jornalista Fernando Girão



Momento histórico da Constituinte 1987/1988: Senador Virgílio Távora, Deputado Ulysses Guimarães, Federal Israel Pinheiro Filho. Jornalista Fernando Girão, Presidente da República José Sarney. Jornalista Fernando Girão.


 Aniversário no dia 14 de julho, data da Revolução Francesa e Tomada da Bastilha em 1789. O jornalista Fernando Girão nasceu em Fortaleza, Ceará, Terra da Luz, berço de Clovis Bevilacqua, Farias Brito, Parsifal Barroso, Menezes Pimentel, Capistrano de Abreu, Thomaz Pompeu, João Brígido, Eduardo Girão, Rachel de Queiroz, Sousa Girão, Barão de Studart, Raimundo Girão, Thomé de Saboya, Jader de Carvalho, Virgílio Távora, José Linhares, Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, Cel. Marcos Franco Rabelo, Paulo Sarazate.






Fernando Girão estudou no Colégio Padre João Piamarta, hoje Colégio Luiza Távora, também no Colégio Liceu do Ceará. Descende de famílias tradicionais do Ceará, os Girões. Seu avô, Cel. Luiz Eduardo Girão da Guarda Nacional, foi um chefe político de muito prestígio e respeito, comandando a política de Morada Nova, Ceará, por quarenta anos. A família de políticos deu dois prefeitos de Fortaleza: Dr. Raimundo Girão em 1933 e Cel. Tibúrcio Cavalcante em 1932, além de um governador do estado, Prof. Dr. Eduardo Henrique Girão em 1928.

PRESIDENTE. DA. REPÚBLICA. JOSÉ SARNEY. JORNALISTA FERNANDO GIRÃO








Juristas, militares, diplomatas, magistrados, senadores - famílias que constituem a história do Ceará e do Brasil. Jornalista profissional, Fernando Girão trabalhou em vários meios de comunicação: Jornal do Brasil, de propriedade da família do Conde Ernesto Pereira Carneiro nos anos 73/76, Correio do Ceará (órgão dos Diários Associados, sendo presidente o jornalista Manuel Eduardo Pinheiro Campos), Jornal O Povo, Tribuna do Ceará, Diário do Nordeste, Tribuna do ABCD (São Caetano, SP), Correio do Piauí (Teresina), Meio Norte, Diário da Manhã (Goiânia), Revista City (Penha, SP), Diário de Osasco (SP).








Foi assessor de comunicação da Presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará em 1989 e chefe da Assessoria de Imprensa da Associação dos Congressistas do Brasil (ACB) na Câmara dos Deputados e Senado Federal. Autor da exposição "Virgílio Távora e Sua Época no Senado Federal" em 1997. Membro efetivo da ABI (Associação Brasileira de Imprensa, RJ) e da Abrasci. Titular da cadeira número 28, patrono Senador Virgílio Távora.

Foi condecorado com o Diploma e a Medalha do Mérito Renascença, outorgada pelo Governo do Estado do Piauí no grau de Comendador, e recebeu o título de Cidadão Piauiense. Foi agraciado pela Abrasci com a Comenda Marechal Manuel Deodoro da Fonseca em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil (1822-2022). Um grande estudioso em genealogia das famílias brasileiras, tem artigos jornalísticos publicados em revistas de grande circulação nacional.

 
 
 

Comentários


Formulário de inscrição

Obrigado pelo envio!

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2021 por Folha das Artes. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page