top of page

50 anos da Revolução dos Cravos

Atualizado: 25 de abr.

Cinquenta anos de uma história que marcou profundamente o nosso país: estamos celebrando a Semana da Liberdade, um momento que assinala o início de uma nova era democrática, quando o povo saiu às ruas para comemorar o aniversário de 50 anos da Revolução dos Cravos



.


No Porto, o epicentro das festividades continua sendo a Avenida dos Aliados, que abriga uma série de atividades destinadas a exaltar os valores de Abril. Hoje à noite, tudo começa com um espetáculo de videomapping no Hotel



Monumental, seguido pelo grandioso espetáculo "Aliados à Liberdade" no palco montado no coração da cidade.







Este evento reúne os grupos Canto Nono e Vozes da Rádio, juntamente com o Coral de Letras da Universidade do Porto, prometendo conduzir o público por uma jornada pelas palavras que definiram aquele momento inesquecível para o país. O concerto está marcado para as 22h15, encerrando com uma magnífica sessão de ogos de artifício à meia-noite.


Viva a liberdade! Que possamos sempre celebrar e defender esse valor tão precioso em nossas vidas.


Amanhã, o feriado começa com jogos tradicionais para as crianças e a tarde será preenchida com vozes e mensagens que nos lembram do significado de Abril. Após uma homenagem aos resistentes antifascistas no Largo Soares dos Reis, teremos o tradicional Desfile da Liberdade, culminando em discursos no palco montado em frente à Câmara do Porto.



Viva a liberdade! É um brado que ecoa através dos tempos, um lembrete constante de que a liberdade é um direito fundamental que merece ser celebrado, protegido e promovido em todas as circunstâncias. Que possamos sempre valorizá-la e lutar por ela, pois é a essência da dignidade humana e o alicerce de uma sociedade justa e igualitária.




Capturando a essência da beleza e da conexão, Rosângela Carvalho e Estevão iluminam esta fotografia com sua presença marcante. Sob o olhar habilidoso de Rosângela Herbert, suas expressões cativantes ganham vida, eternizando um momento de graça e elegância."






"Comemorando 50 anos do Dia da Liberdade"

A partir das 15 horas, os Aliados serão palco do concerto "Comemorando 50 anos do Dia da Liberdade". Sob a direção musical de André Castro e com a participação de talentos como Marco Quaresma (guitarra portuguesa), Pedro Matos (viola), Sofia Beco (violino), Beatriz Cerqueira (violoncelo), Tiago Pacheco (trompete), Fernando Maia (bateria) e Leonardo Carvalho (xilofone), será apresentada uma seleção de músicas icônicas de artistas como José Afonso, Adriano Correia de Oliveira, José Mário Branco, Fernando Tordo, Paulo Carvalho, entre outros.












Logo em seguida, às 16 horas, teremos a intervenção habitual da Comissão para as Comemorações Populares do 25 de Abril, seguida por um concerto às 16h15 com o projeto Cara de Espelho, que reúne alguns dos grandes nomes da música portuguesa dos últimos anos, como Deolinda, Ornatos Violeta, Gaiteiros de Lisboa, A Naifa, Humanos, entre outros.








As celebrações na Baixa implicarão em algumas restrições de tráfego e estacionamento, que serão coordenadas pela Polícia. Para informações atualizadas sobre as restrições de tráfego, consulte a Plataforma de Trânsito do Município.






59 visualizações0 comentário
bottom of page