top of page

Posse da Ministra Carmem Lúcia na Presidência do Tribunal Superior Eleitoral

Uma cerimônia histórica marca a nova liderança do TSE

No dia 3 de junho, a capital federal testemunhou um momento histórico: a posse da Ministra Carmem Lúcia na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O evento, realizado no plenário do TSE, reuniu 800 convidados e contou com a presença de figuras ilustres, incluindo o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Presidente do TSE, Ministra Cármen Lúcia; Advogado Dr. José Alberto , Presidente da OAB Nacional; Ministro Kassio Nunes Marques, Vice-Presidente do TSE.


Liderança e Experiência

Nascida em Montes Claros, Carmem Lúcia formou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais e possui mestrado em Direito Constitucional. Com uma carreira marcada pela defesa da democracia e da justiça, ela substituiu o Ministro Alexandre de Moraes na presidência do TSE. A Ministra será apoiada pelo vice-presidente, Ministro Kassio Nunes Marques, e pelo Corregedor-Geral, Ministro Raul Araújo.

Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, Ministra Cármen Lúcia, Presidente do TSE, e Ministro Luís Roberto Barroso, Presidente do STF.

A solenidade de posse contou com a presença de importantes autoridades dos três poderes. Além do Presidente da República, compareceram os Presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Senado Federal, Rodrigo Pacheco. Também marcaram presença senadores, o Procurador da República Paulo Gonet, a Ministra Isabel Gallotte, e o Presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Dr. José Alberto Simonetti. Entre os Ministros do Supremo Tribunal Federal, destacou-se Francisco Rezek, além do Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski do Superior Tribunal de Justiça.

Dr. Ophir Filgueiras Cavalcante Junior, do Conselho Federal da OAB Nacional, e o jornalista Fernando Girão, membro da ABI (Associação Brasileira de Imprensa).

Cerimônia Prestigiada

A cerimônia foi um espetáculo de prestígio e tradição. A guarda de honra dos Dragões da Independência da Presidência da República adicionou um toque solene ao evento, enquanto o hino nacional, entoado pela banda dos Fuzileiros Navais da Marinha de Guerra, emocionou os presentes.


Ministro Luís Roberto Barroso, Presidente do STF, e a jornalista Isabel Almeida.



A posse da Ministra Carmem Lúcia representa um novo capítulo para o Tribunal Superior Eleitoral. Sua liderança promete fortalecer ainda mais a justiça eleitoral brasileira, garantindo a integridade e a transparência dos processos eleitorais no país.


Ministro Luís Roberto Barroso, Presidente do STF, e o jornalista Fernando Girão.




da Cerimônia:

  • Ministra Carmem Lúcia: Nova Presidente do TSE

  • Luiz Inácio Lula da Silva: Presidente da República

  • Ministro Luis Roberto Barroso: Presidente do STF

  • Ministro Kassio Nunes Marques: Vice-Presidente do TSE

  • Ministro Raul Araújo: Corregedor-Geral do TSE







Texto: Fernando Girão Fotos: Ricardo Stucker

22 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page