top of page

DR. EUCLYDES WICAR DE PAULA PESSOA - CENTENÁRIO DE NASCIMENTO ADVOGADO | POLÍTICO 27/05/1924 - 27/05/2024


Hoje, comemora-se o centenário de nascimento do Dr. Euclydes Wicar de Castro Parente Paula Pessoa, nascido em Fortaleza, Ceará, no dia 27 de maio de 1924. Ele era filho do General do Exército Brasileiro Wicar Parente de Paula Pessoa e de Zilda Barbosa de Almeida Castro. Seus avós paternos eram o Coronel Joaquim Miranda de Paula Pessoa e Vitalina Gomes Parente, membros de famílias tradicionais de Sobral, os Gomes Parente, da qual também descendo.


A família Gomes Parente teve grande participação na história política do Ceará e do Brasil. Des. Esmerino Gomes Parente foi Vice-Presidente do Estado do Ceará, presidiu o antigo Tribunal de Apelação (hoje Tribunal de Justiça do Ceará), foi Deputado e Presidente da Assembleia Provincial do Ceará no Império, além de Presidente do Estado da Paraíba. O Senador Francisco de Paula Pessoa, seu bisavô, foi um dos políticos de grande influência na história política brasileira, representando o Ceará no Congresso Nacional, tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado Federal. Ele participou da elaboração da Constituição Brasileira de 1891 ao lado de figuras como José Martiniano de Alencar, Domingos Nogueira Jaguaribe, Ruy Barbosa, Nicolau Campos Vergueiro e Thomas Pompeu de Sousa Brazil.



Seus avós maternos, Coronel Vicente Alves de Almeida Castro e Ana Barbosa de Almeida Castro, descendem do Senador Cordolino Barbosa Cordeiro, que teve grande atuação no Senado Federal durante o Império.

Dr. Euclydes Wicar de Paula Pessoa era herdeiro de tradicionais famílias de militares. Ele estudou na Academia Militar de Resende, alcançando o posto de Coronel do Exército e frequentou a Escola de Guerra. Formou-se em Direito pela Universidade Nacional do Rio de Janeiro e pela Faculdade de Direito do Ceará. Em 1954, aos 30 anos, foi eleito Deputado Federal pelo Partido Social Progressista (PSP) do Governador Dr. Adhemar de Barros, sendo reeleito em 1958, ano da inauguração de Brasília.

Ele teve grande influência e amizade pessoal com o Presidente da República Juscelino Kubitschek de Oliveira. O Deputado Euclydes Wicar apresentou seu irmão, Dr. José Cândido Parente de Castro Pessoa, um engenheiro renomado, ao Presidente Juscelino, que o nomeou Diretor Superintendente do Departamento Nacional de Obras Contra Secas (DNOCS), com sede em Fortaleza. Juntos, convidaram o Presidente Juscelino Kubitschek para inaugurar o Açude do Orós. Em homenagem ao Presidente Juscelino, foi erguida uma estátua de bronze.

O Deputado Euclydes Wicar foi casado com a Sra. Denise Tostes de Carvalho Cruz, filha do médico e político mineiro Dr. Dilermano Martins da Costa Cruz Tostes Filho e de Maria Luiza Tostes de Carvalho. Tiveram dois filhos: Dra. Denise Cruz Pessoa Wicar de Castro Parente Paula Pessoa e Dr. Wicar Cruz Paula Pessoa.

Dr. Euclydes Wicar de Paula Pessoa faleceu no dia 19 de fevereiro de 1977, aos 53 anos, em Formosa, Goiás. Ele ajudou muito o município de Boa Viagem, onde deixou uma fazenda, a Boa Esperança, propriedade de sua família. A Câmara Municipal de Boa Viagem prestou-lhe uma homenagem, dando seu nome a uma rua e a uma escola, Dr. Euclydes de Paula.

Foi um exemplo de militar e grande parlamentar no Congresso Nacional, representando a Câmara dos Deputados na Delegação Brasileira da Reforma Agrária em Roma, capital da Itália. Prestou grandes serviços ao Estado do Ceará e ao nosso país. O historiador Eliel Rafael da Silva, biógrafo de personalidades de Boa Viagem, escreveu uma rica biografia do Dr. Euclydes Wicar de Paula Pessoa.

Presto esta homenagem póstuma em memória deste ilustre homem público. Exemplo de militar e grande parlamentar no Congresso Nacional, prestou grandes serviços ao Estado do Ceará e ao nosso país. Dr. Euclydes Wicar de Paula Pessoa foi um grande brasileiro.




Fernando Girão, jornalista, foi chefe da Assessoria de Imprensa da ACB na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, e membro da Associação Brasileira de Imprensa (ABI).

203 visualizações0 comentário

Komentarze


bottom of page