O Congresso Nacional, em parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB), realizou uma Sessão Solene em comemoração ao 120º aniversário do Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho. A homenagem foi proposta pelo Deputado Danilo Forte (União Brasil-CE) e pelo Senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP). A cerimônia aconteceu no Plenário do Senado Federal, contando com a presença do Comandante da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, além de autoridades do Alto Comando Militar da Aeronáutica, como brigadeiros, generais, e representantes do poder legislativo.
Sessão Solene: 120 anos do Marechal Casimiro Montenegro no Congresso Nacional, realizada no dia 22 de agosto de 2024.
Entre os presentes estavam o Deputado Danilo Forte, o Senador Astronauta Marcos Pontes, o Senador Inácio Arruda, o Senador Izalci Lucas, o Brigadeiro Reginaldo Pontiroli, o Brigadeiro Salomone Nunes, e Maria Anunciada Montenegro Salomone, sobrinha-neta do homenageado, representando a família Montenegro.
Engenheiro Alex Pereira, Presidente da Associação dos Engenheiros da Aeronáutica, e o Senador Marcos Pontes.
Casimiro Montenegro Filho, patrono da Engenharia de Aviação da Aeronáutica, foi um dos fundadores do Correio Aéreo Nacional, ao lado do Brigadeiro Eduardo Gomes, em 1941, e idealizador do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), bem como da Embraer, empresa que se tornou uma das principais indústrias aeronáuticas do mundo. Formado em Engenharia Militar no Rio de Janeiro, Montenegro Filho alcançou o posto de Brigadeiro do Ar, deixando um vasto legado de inovações e realizações no campo da aviação.
Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho.
Nascido em Fortaleza, Ceará, no dia 20 de outubro de 1904, Casimiro Montenegro Filho era filho de Casimiro Ribeiro Montenegro, Coronel da Guarda Nacional e ex-Intendente (prefeito) de Fortaleza entre 1912 e 1914, e de Maria Emília Pio Brasil Montenegro. Sua família tem raízes em tradicionais linhagens cearenses, como os Pio Machado, Gomes Brasil e Montenegro, sendo conhecida por sua atuação em áreas como a política e o direito
Fernando Girão, Maria Anunciada Montenegro, sobrinha-neta do 9homenageado, e Brigadeiro Salomone Nunes.
Sua rica biografia é citada no livro "Famílias de Fortaleza", do historiador Dr. Raimundo Girão, que destaca a contribuição inestimável do Marechal Montenegro à Nação Brasileira. Seus projetos e serviços prestados em benefício do país o tornaram um exemplo notável de militar e cidadão, um verdadeiro patriota e herói nacional.
A cerimônia foi uma celebração do vasto legado deixado por Casimiro Montenegro Filho, cuja visão e trabalho na aviação e engenharia do Brasil inspiraram gerações e transformaram o futuro do setor aeronáutico no país.
Fernando Girão, jornalista e membro da ABI (Associação Brasileira de Imprensa), foi Chefe da Assessoria de Imprensa da ACB (Associação dos Congressistas) na Câmara dos Deputados e no Senado Federa
Fotos: Sargento Mônica Rodrigues
Comments